ESPECIALIZAÇÃO Psicologia do Trânsito

APRESENTAÇÃO 

​​​A psicologia do trânsito é uma área da psicologia que investiga os comportamentos humanos no trânsito, os fatores e processos externos e internos, conscientes e inconscientes que os provocam e o alteram. Essa é uma área da psicologia que vêm crescendo e ganhando visibilidade no mercado profissional nos últimos anos, especialmente com a exigência do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito pela presença de Psicólogo Perito Responsável pela Avaliação Psicológica de candidatos à habilitação. A determinação do CONTRAN, através da Resolução 425/2012, é de que os profissionais de psicologia tenham, para se credenciarem aos Detrans, a partir de 14 de fevereiro de 2015, a titulação de Especialista em Psicologia do Trânsito reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia. A melhor qualidade na capacitação dos novos habilitados é uma constante preocupação dos Órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, bem como da sociedade civil. A ESPECIALIZAÇÃO lato sensu em Psicologia do Trânsito propõe um novo paradigma no contexto de trânsito, com foco na mobilidade humana e bem estar dos cidadãos. O profissional poderá atuar tanto em órgãos de trânsito e CFCs na avaliação psicológica dos condutores, quanto em órgãos públicos, onde pode atuar na elaboração de políticas públicas, de prevenção e redução de acidentes de trânsito, desenvolver programas educativos, pesquisa e produção intelectual nas áreas de comportamento humano no trânsito. Poderá atuar também em áreas da saúde, clínicas de reabilitação e assistência aos familiares de vítimas, entre outros. Dessa forma, destaca-se que a qualificação de qualidade e contínua do profissional é um fator essencial para a busca por maiores possibilidades no mercado de trabalho e sucesso na carreira.

 

DIFERENCIAIS

Corpo docente altamente qualificado com vivência prática na área e experiência acadêmica, com titulação de mestres e doutores. Abordagem multidisciplinar e ampla vivência prática, incluindo atividades práticas e ensino baseado em metodologias ativas.

 

BENEFÍCIOS

 

Desde 2015, houve a determinação por parte do CONTRAN que todos os Psicólogos com Clínicas Cadastradas no Departamento de Trânsito (DETRAN) e responsáveis pela avaliação psicológica para a obtenção de Carteira de Habilitação para Direção Veicular, deveriam apresentar o título de especialista em Psicologia do Trânsito. O profissional especializado em Psicologia do Trânsito tem como foco no mercado de trabalho as clínicas de avaliação pericial para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), clínicas de saúde e órgãos públicos. Além disso, há também uma crescente demanda desse profissional na área educacional e organizações privadas, na qual pode atuar na orientação a alunos, pais, professores e profissionais de empresas quanto à educação para o trânsito. Destaca-se que, de acordo com a Resolução 283/08 do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN), somente poderão ser credenciados ao DETRAN para trabalhar em Centros de Formação de Condutores os psicólogos que possuírem o título de Especialista em Psicologia de Trânsito, com carga horária de no mínimo 500 horas de acordo com a Resolução CFP N.º013/2007 e novas adaptações da Resolução CFP Nº 03/2016.

 

OBJETIVOS 

Geral:

Capacitar a profissional da Psicologia para compreender e contextualizar as normas e procedimentos da Psicologia do Trânsito para a avaliação psicológica de candidatos a obtenção de CNH e outras áreas imersas no contexto de trânsito, além de apresentar os métodos e técnicas de avaliação psicológica e outros testes psicológicas necessárias a aptidão do motorista, sempre embasado nos princípios legais e éticos.

 

Específicos:

Estabelecer uma sólida formação teórica e prática em Psicologia do Trânsito, habilitando o psicólogo para atuar como perito examinador em trânsito, conforme as Resoluções 80/1998, 267/2008 e 283/2008, do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN);

Qualificar psicólogos para atuarem como gestores junto às políticas de mobilidade humana para promoção da saúde e educação para o trânsito;

Atender às exigências do Conselho Federal de psicologia quanto ao título profissional de especialista em Psicologia do Trânsito;

Habilitar profissionais psicólogos na aplicação, correção e interpretação de Testes Psicológicos e emissão de laudos.

 

PÚBLICO ALVO 

Psicólogos que queiram aprofundar seus conhecimentos na área da Psicologia do Trânsito, que atuam ou pretendem atuar na avaliação psicológica para motoristas e outras áreas de atuação da Psicologia do Trânsito.

 




Faça sua inscrição!
Inscreva-se

Matriz Curricular

Ver Matriz